domingo, 9 de junho de 2013

O melhor do ModaCamp



Nesta semana aproveitei a folga do trabalho para conferir a 3ª edição do ModaCamp no IED (Istituto Europeo di Design), em São Paulo. Acompanhei as palestras do primeiro dia do evento que reuniu vários nomes importantes da moda. Foram quase oito horas de discussões que atraíram estudantes, jornalistas e profissionais da área.

Separei os três temas que mais gostei.

Coolhunting

 Fotos: Divulgação

Carolina Althaller, coolhunter da WGSN (Worth Global Style Network), explicou como é processo de tendências. A empresa inglesa é responsável por analisar o mercado e gerar conteúdo de estilo, moda, arte e cultura. São mais de 300 pessoas envolvidas que ficam de olho em tudo que acontece por aí. A cada seis meses se reúnem na Inglaterra para discutirem tudo que viram.

Para atuar na área o profissional precisa ficar atento a vários aspectos: sociedade, influências culturais, mídia, publicidade, blogs, música, arquitetura e moda. É uma área muito desafiadora! Isso porque pouca gente conhece e entende como funciona as pesquisas de tendências e a responsabilidade que têm para diversos segmentos, que não estão apenas ligados à moda. Após a palestra, aposto que todo mundo saiu de lá reparando em tudo.


Os 5 Es (Excelência, Estética, Exclusividade, Experiência e Ética) do luxo


Claudio Diniz, da Maison du Luxe (boutique na área de eventos e consultoria em gestão de negócios)  e de Giulio Garbini, executivo da Ermenegildo Zegna (marca italiana de alfaiataria de alta-costura) falaram um pouco sobre o mercado de luxo e como a economia brasileira tem favorecido a vinda de marcas internacionais, principalmente, por causa da crise na Europa e Estados Unidos. 

Acredite! Mais de 60 grifes chegaram ao país nos últimos anos. "As demais devem chegar neste ano e no próximo", explica Diniz. Ao mesmo tempo que o mercado cresce, os dois profissionais ressaltaram a falta de mão de obra especializada. "Falar um segundo idioma, vivência internacional, estudo em instituições fora do Brasil são alguns dos requisitos básicos", conclui Diniz. 


Cabelo: identidade, estilo e modismo 



A jornalista, escritora e pesquisadora  Leusa Araújo (que também é responsável pela pesquisa e edição de textos dos livros de Gloria Kalil) escreveu o Livro do Cabelo (editora Leya Brasil) sobre a histórias dos fios e seus significados durante a história da humanidade. "Foram anos de pesquisa para mostrar que o cabelo é um símbolo de força, sedução e fertilidade. Além disso, é por meio do fios que é possível  identificar e entender um período período histórico." Fiquei muito curiosa para conferir o resultado nas centenas de páginas.